quinta-feira, 17 de março de 2011

não só Belém mas em todo lugar é um favor ser bem atendido.

Belém: Consumir e ser bem atendido é um favor
By Marcelo

Como (15/3) é o dia do consumidor aproveito a data, mesmo com atrazo, para fazer uma singela homenagem aos consumidores da capital paraense e um triste diagnóstico em relação ao atendimento ao público, tanto na esfera pública, quanto na privada (sem trocadilhos).



Ser bem atendido em Belém é coisa rara. Raros são os lugares onde somos bem atendidos, já que muitos colaboradores das empresas (e até os empresários) não sabem lidar com o público, mas sim apenas com o dinheiro do público (os caça níqueis). Quantas vezes você foi a um bar badalado e o garçom demorava séculos para atender, nas lojas, os vendedores selecionam quem pode ser um eventual cliente com base na vestimenta e na cor de pele do consumidor (se está bem vestido é bem atendido, caso contrário, um vendedor só aparece quando o cliente se aproxima do caixa para pagar!).



O consumidor que prefere ser atendido pelo telefone para tentar resolver problemas (principalmente com as operadores de celular, que prestam um serviço a cada mais deplorável) acaba sendo refém da espera, da musiquinha, da ligação transferida…isso quando não é um robô (gravação) que não entende português direito e pede para repetir a informação várias vezes.



Nos órgãos públicos, a situação é pior. Além das filas, do funcionário mau-humorado e desgostoso da vida o maior perigo é perder um tempo longo e não resolver o problema (vide Detran-Pará, cada ida a esse fatídico órgão é uma perda de horas de vida, embora o mesmo seja quase totalmente informatizado, o que em tese deveria facilitar o atendimento…fora a grana que alguns funcionários corruptos pedem para “facilitar” o andamento dos processos). Nos bancos…prefiro nem comentar, evito ir nesses lugares (tento resolver tudo pelo internet Bank).



Na internet, o risco não é menor. A maioria das reclamações de sites como o Reclame Aqui (que é um excelente serviço!) se referem a serviços de compra na web, pelos seguintes motivos: 1) mercadoria paga e não entregue (Mercado Livre); 2) Demora na entrega do pedido (Correios, Brandsclub, Privalia, etc); 3) serviços não prestados (todas as operadoras de celular, clube de compras coletivas); 4) mercadoria avariada e sem troca efetuada (lojas virtuais), dentre outros problemas que tornam a vida do consumidor um calvário.





A conclusão disso tudo é: não consuma! (ou pelo menos evite as empresas que não atendem bem e mobilize um boicote, o twitter e facebook estão aí para isso).



PS.: No orkut (quem usa?) há duas comunidades que homenageiam essa má fama de Belém: “Em Belém se atende mal” (há uma bela representação de um garçom com cara de cachorro) e “Chame o gerente – Belém”. o pior atendimento é… bem ... a lista é grande rsrsrss.



About Marcelo
Nascido em Belém (PA), possui formação em Letras e Artes. Atualmente é editor do Blog Troppos, adepto do jornalismo comunitário e alternativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário