CONHEÇA A BELA MORENA CHAMADA ANANINDEUA


Ananindeua
Origem:

Município de Ananindeua
"Cidade Dinâmica do Brasil"

Fundação
ananindeuense

Localização

01 ° 21 '57 "S 48 ° 22' 19 O"01 ° 21 '57 "S 48 ° 22' 19 O"
Municípios limítrofes
Distância até a capital
Não disponível
Características geográficas
185.057 km ²
505,512 hab. est IBGE/2009 [2]
2.618,6 hab./km ²
20 m
Indicadores
R $ 2.174.697 mil IBGE/2005 [4]
R $ 4.510,00 IBGE/2005 [4]
Ananindeua É um Município Brasileiro  Localizado na Grande Belém, É o segundo município mais populoso do Pará, E o terceiro da Amazônia. Sua população é estimada em 505,512 habitantes.


O nome Ananindeua é de origem Tupi, Deve-se a grande quantidade de árvore chamada Anani, uma árvore que Produz uma resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das Embarcações. A cidade é originária de ribeirinhos, começou um ser povoada a partir da antiga Estrada de Ferro de Bragança.


Originalmente Considerada "cidade dormitório", um considerável os Apresentou desenvolvimento nos últimos anos, Decorrente da falta de espaço para uma construção de novas moradias em Belém. Teve seu maior incremento polpulacional a partir da construção ba BR-010 (Belém-Brasília) na década de 1960, na qual as industrias localizadas em Belém começaram a se ESTABELECER ao longo desta rodovia. Na década de 1970, inicia uma construção do primeiro Conjunto Habitacional Cidade Nova, Programa de habitação de ambito Federal, sob responsabilidade da Companhia Habitação do Estado do Pará (COAHB), foi uma espécie de ordenamento da periferia. A área foi adquirido aos poucos, pertencia Maioria sua em um japones e nordestinos, que possuim hortas e granjas, a COHAB comprou os terrenos e foi Inaugurando como Cidades Novas, que ao todo são 9 (nove). Depois foi inaugurado o Conjunto Guajará, em seguida seria inaugurado o conjuto PAAR (Pará, Amapá, Amazonas e Roraima), no entanto, em sua fase final, foi invadido por populosos e por um breve período da história do município foi considerado como a maior invasão da América Latina, hoje ele é considerado um conjuto habitacional. As margens desse processo, como Surgiram áreas de invasões expontaneas, localizadas principalmente próximas aos conjutos habitacionais. hoje uma área Continetal de Ananindeua concentra mais de 90% da população do município.


A área insular de Ananideua, fica ao Norte do Município, sendo composta por 9 ilhas, elas são: Viçosa, João Pilatos, Santa Rosa, Mutá, Arauari, São José da Sororoca, Sororoca, Sassunema e Guajarina. Inúmeros É 'formada por rios, com destaque para o Maguari, furos e, com destaque para o da Bela Vista e das Marinhas, e igarapés.






História
Referências históricas datadas de meados do século XIX permitem identificar traços da fundação do Município de Ananindeua. Esses traços guardam relação com o Estabelecimento de uma parada e / ou Estação da Estrada de Ferro de Bragança, Na área territorial, no lugar onde, hoje se encontra instalada sua Sede municipal.


Originalmente, Ananindeua pertencia à Circunscrição de Belém. A partir da localização da Estação da Estrada de Ferro, o seu povoamento começou um adquirir dinamismo, sendo Reconhecido como Freguesia, E mais tarde, como Distrito da capital paraense.


Nas fontes históricas consultadas, não foi Possível encontrar os instrumentos Eclesiásticos da sua elevação à categoria de freguesia, nem os instrumentos legais de sua Consideração como Distrito.


Sabe-se, no entanto que, em 1938, Por um ato do Governo Estadual, Passou um Ser Considerada como sede distrital, pertencendo ao Município de Santa Isabel, Retornando ao patrimônio territorial de Belém.. Pelo Decreto-lei Estadual n º 4.505, de 30 de dezembro de 1943, promulgado pelo Interventor Federal, Magalhães Barata, O Município de Ananindeua foi criado, acontecendo sua instalação, como tal, em 3 de janeiro de 1944.


Para dirigir o novo Município, Assumiu a prefeitura Claudemiro Belém de Nazaré. No mês de outubro de 1945, com a queda do regime ditatorial, foi Nomeado como Prefeito de Ananindeua Fausto Augusto Batalha. Sua sede municipal foi Reconhecida como cidade em 31 de dezembro de 1947, com um Aprovação da Lei n º 62, que foi Publicada no Diário Oficial do Estado, em 18 de janeiro de 1948.


Entre os anos 1947 um 1956, o Município de Ananindeua contava com os seguintes, distritos: Ananindeua (Centro), Benevides, Benfica e Engenho do Arari. No ano de 1961, pelo disposto na Lei n º 2.460, de 29 de dezembro, com as áreas de seus distritos (Engenho Arari, Benfica e Benevides), foi constituído o Município de Benevides. Atualmente, o Município de Ananindeua é constituído apenas do distrito-sede.



Prefeitos
  • 1948 a 1952 - João Alves de Andrade
  • 1952 a 1955 - Raimundo Paiva da Vera Cruz
  • 1955 de 1959 - Raimundo Ferreira Dickson
  • 1959 a 1963 - claudomiro Belém de Nazaré
  • 1963 a 1967 - Walterno Cardoso Teixeira
  • 1967 a 1971 - José Vicente Cabral
  • 1972 a 1977 - Luiz Otávio Branco
  • 1977 a 1983 - Frederico Souza
  • 1971 a 1972-1983 a 1989 - Paulo Falcão
  • 1989 a 1993 - Fernando Corrêa
  • 1993 a 1997 - Rufino Leão
  • 1997 a 2001-2001 a 2004 - Manoel Carlos Antunes
  • 2003 a 2004 - Clóvis Begot
  • 2005 a 2012 - Helder Barbalho

Geografia
Limites
Norte -- Município de Belém
Sul -- Rio Guamá
Leste -- Município de Marituba
Oeste -- Município de Belém
Nordeste -- Município de Benevides
Ilhas


O Município Possui 14 ilhas (9 ilhas ao todo) de natureza quase intocada que serve como um verdadeiro centro de reprodução de toda diversidade biológica da Floresta Amazônica.


As ilhas de Ananindeua são quase todas habitadas. São pequenos povoados habitados por homens, mulheres e crianças que Vivem na rotina do encher e das Águas do Ser Rio Maguari. Em cada um destes povoados é Possível encontrar uma igreja, um campo de futebol, uma escola pequena e muito verde. A estrada do povo ribeirinho é o próprio rio eo seu meio principal de locomoção são as canoas e os "po-po-pos", que levam e trazem o produtor, o aluno, o professor eo visitante pelos caminhos de rio.


Solos


Os solos do município são caracterizados como concrecionários Lateríticos Indiscriminados distróficos, textura indiscriminada, Latossolo Amarelo distrófico, textura média.


Vegetação


A vegetação é Caracterizada pela floresta secundária, em vários estágios, Proveniente do desmatamento executado na área, para o cultivo de espécies alimentícias de ciclo curto (milho, mandioca, etc.) Nas áreas sujeitas à inundação margeando os rios, está presente a vegetação de várzea, com espécies típicas suas, como uma virola ou ucuúba, a andiroba, o açaí eo miriti ou buruti.


Desmatamento


O desmatamento alcançou 78,03% até o ano de 1986, de acordo com as imagens LANDSAT-TM. Durante os anos de 2001 e 2006, a região que mais perdou sua cobertura vegetal foi uma região insular, mais precisamente na Ilha de João Pilatos e Sororoca.


Os principais acidentes geográficos e que Devem ser preservadas são os rios Benfica, Maguari-Açu e Guamá e igarapés: Aurá e Uriboquinha. É de fundamental importância uma preservação do manancial de águas do Utinga para Garantir uma boa qualidade e quantidade de água, necessária ao abastecimento de Belém e, parte deste, encontra-se no Município de Belém.


Topografia


O Município apresenta um relevo Relativamente uniforme, com oscilações altimétricas pouquíssimas, sendo que sua cota média gira em torno de 16 metros.


Hidrografia


A hidrografia do município é representada pelos rios Guamá ao Sul, fazendo limite com Belém, o Maguari-Açu, ao Norte eo Benfica a Nordeste com Limitando Benevides. Para o Guamá vertem o rio Água Preta, limite natural, a Oeste, com o Município de Belém; Uriboquinha o rio, o qual, em todo o seu curso, serve de limite parcial com Benevides; eo igarapé Aurá. O rio Maguari-Açu Deságua nenhum furo do Maguari e forma limite natural, a Noroeste, com o Município de Belém. Ao Norte, encontram-se as ilhas João Pilato, Santa Rosa e Sassunema.


Clima


O clima é megatérmico, úmido, temperatura elevada em torno de 25 ° C, amplitude térmica pequena. O regime pluviométrico está em torno de 2,250 um 2,500 milímetros com chuvas regulares, com maior concentração de janeiro a junho. A umidade relativa do ar está em torno de 85%.



Lista de bairros de Ananindeua
O município Brasileiro de Ananindeua, No estado do Pará.
HINO DE ANANINDEUA

No passado remoto surgiu
Junto ao Norte, Pará, no Brasil.
"Na Estrada de Ferro-Bragança"
Povoado de grande esperança
Que Através da união conquistou
Esta terra de grande valor
Verde Solo, ostentante ao "Fruto Ananin"
E almejante de glória sem fim.

II
Sendo teu porte quase central
Teu dominio da capital era
Cobiçada foi tua grandeza
Tua força e tua riqueza.

Mas então lutaram teus filhos
Pra conquista de Libertação
E este pago de afago e do 'fruto Ananin "
Altivou-se sem fim á gloria.

III
Em teu colo ostenta uma paz
Polidez eficaz e Madeira
Desde outrora, "O Sítio, O CURTUME"
Revelaram o fulgor de teu lume
Em tuas veias sempre hás de sentir
O pulsar-Coração Maguary
Em tua alma, a "Graça", um fim sem glória
E o cantar de teu povo assim.

Refrão
Salve esta terra!
Que é firme, mui forte!
Força, Progresso, orgulho do Norte
Ananindeua, teu lume Fabril
Reluz em todo Brasil.



Cidade Nova (Ananindeua)
Cidade Nova é considerado um dos bairros mais importantes de Ananindeua, Não, do Pará. Foi desmembrado do Bairro do Coqueiro Por volta de 2000 e hoje concentra quase a metade da população do município. Surgido na Década de 70, A partir de um projeto criado pela Cohab, (A Companhia de Habitação) é considerado o maior conglomerado habitacional planejado do Pará.
História
Primeiramente serviu de dormitório "cidade" para o excedente populacional de Belém, Que não dispunha de Território Apropriado para o crescimento ordenado Devido a falta de saneamento para expansão, Devido a isto uma Necessidade de se Criar uma cidade planejada, para Receber um grande numero de pessoas, com o passar do tempo uma Cidade Nova porém foi crescendo , como toda cidade foi surgindo os problemas violência, falta de postos de saúde, transporte entre outros problemas de uma cidade em crescimento desordenado, feito que de tanto crescer a Cidade Nova gerou uma invasão, criando zonas periféricas origem, dando uma maior invasão da América Latina hoje chamado de Conjunto Paar, com o passar do tempo a Cidade Nova foi se Desenvolvendo em um ritmo mais acentuado, ea década de 90 veio para consolidar seu crescimento, chamando atenção de investidores para uma região, hoje desponta como uma das áreas residências da mais valorizadas Grande Belém, Tem comércio próprio, faculdades, centros esportivos, terminais rodoviários e outros pólos em fase de desenvolvimento, futuramente pode se Tornar uma cidade vertical, Devido a falta de espaço físico pelo excesso de moradores, entrada o trânsito é gargalo com regularidade na saida e na da Cidade Nova onde o fluxo de veículos é lento, transporte publico tenta acompanhar o crescimento da cidade, porém é deficitario no horário de pico.
O surgimento do bairro foi de fundamental Importância para uma consolidação de Ananindeua como o segundo maior município do Pará e terceiro maior município da Amazônia.
 Subdivisões
A Cidade Nova tem sub-conjuntos formados pelos conjuntos Cidades Novas enumerados de 1 a 9. em virtude disto, que muitos visitantes se perdem pelas ruas, alegando que todas as ruas são iguais, pois nenhum dos conjuntos segue uma ordem numérica correta.
O menor Conjunto "Cidade Nova 3," Maior Conjunto "Cidade Nova 6," Avenida Principal "Arterial 18" e "3 Corações"
Infraestrutura
O bairro conta hoje com uma rede bancária que servi adequadamente a população, várias áreas de lazer. A avenida Independência é um dos Benefícios que hoje fazem parte deste conjunto, o ligando á vários bairros.