quarta-feira, 16 de março de 2011

Ibama fecha fábrica de refrigerantes

Documento apresentado como licença ambiental era fraude grosseira

A Fábrica de refrigerantes Soberano foi fechada e multada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ontem de manhã. A empresa apresentou licença ambiental falsa durante fiscalização do órgão, segundo a polícia. Fernando Ferreira, um dos três sócios, foi ouvido ontem à tarde na Delegacia do Meio Ambiente (Dema), onde um inquérito foi aberto para apuração do caso. Ele nega a acusação e diz ter provas. Até ontem, a delegada Virgínia Nascimento ainda não havia autuado ninguém.

Tudo começou a partir de uma fiscalização de rotina do Ibama na fábrica de refrigerantes, localizada na Cidade Velha, na manhã de segunda-feira. Na ocasião, os fiscais estranharam a licença apresentada por funcionários e resolveram reter o documento para analisá-lo. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), órgão responsável pela emissão, atestou que a licença era falsa e, assim, o Ibama voltou à fábrica ontem de manhã para fechá-la e multá-la.

Por volta das 10h30 de ontem, policiais da Dema foram chamados à empresa, pois o uso de documento falso é crime. A delegada Virgínia foi ao local e atestou que a licença continha erros grosseiros. Não havia margens de segurança no papel, a assinatura do documento era do secretário anterior e o número não constava no registro da Sema, ou seja, o documento não saiu do órgão. "Qualquer pessoa pode ver pela internet os originais e perceber que aquele papel estava totalmente fora dos padrões", argumenta a delegada.

fonte: O LIBERAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário