sexta-feira, 11 de março de 2011

CF 2011: Aquecimento global é tema da campanha

'A criação geme em dores de parto'. Com esta frase, a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema central é 'Fraternidade e a vida no planeta', pretende conscientizar e suscitar na sociedade mais debates sobre os problemas ambientais, focando, principalmente, nos problemas causados pelo processo de aquecimento global. O tema foi divulgado na manhã desta Quarta-feira de Cinzas (9) em coletiva de imprensa com o arcebispo de Belém, Alberto Taveira Corrêa, e com o vigário geral da Arquidiocese de Belém, monsenhor Raimundo Possidônio, na Cúria Metropolitana de Belém.

De acordo com o arcebispo, o tema busca a comunhão e a solidariedade com o planeta. 'Não é a primeira vez que vamos tratar sobre um tema voltado para o meio ambiente. Mas agora estamos focando diretamente no aquecimento global, pois esse tem sido um dos maiores apelos da sociedade nos últimos tempos', afirmou.

O arcebispo explica ainda quais os objetivos da campanha. 'A Campanha da Fraternidade procura sempre refletir alguma situação que esteja em pauta na sociedade e esse ano decidimos tratar sobre esse tema para contribuir com as discussões que já estão sendo feitas', explicou Taveira.

A abertura oficial da campanha acontece no próximo dia 12, com a celebração de uma missa no ginásio da UEPA (Universidade do Estado do Pará), às 8h30, na Avenida Almirante Barroso. 'Logo após a missa nós vamos dar um abraço coletivo no Jardim Botânico Rodrigues Alves para marcar essa data', afirmou o arcebispo.

As discussões para escolha do tema começaram em janeiro, quando um seminário debateu as ações da campanha deste ano. 'Entre as atividades que estamos prevendo para este ano está a realização de campanhas educativas, com distribuição de folhetos contendo algumas dicas de como evitar o aquecimento global, além de continuarmos o trabalho que a Cáritas vem desenvolvendo nas ilhas de Belém sobre a questão da água e com a população que vive nas proximidades do lixão do Aurá', informou Possidônio.

Redação Portal ORM -09/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário