quarta-feira, 16 de março de 2011

IAP lança edital de bolsas de 2011

Quarta-Feira, 16/03/2011, 13:07:15
Diário do Pará

O Instituto de Artes do Pará (IAP) abre inscrições ao concurso de até 20 Bolsas para criação, experimentação, pesquisa e divulgação artística, um dos principais incentivos à produção artística em todo o Brasil. Graças ao incentivo, artistas recebem recursos para o desenvolvimento e finalização de projetos de criação e experimentação, pesquisa e crítica, divulgação e mediação artística, desde sua concepção até o produto final, nas áreas de pintura, escultura, fotografia, gravura, audiovisual, instalação, performance, teatro, dança, circo, música, dramaturgia, conto, romance, crônica, poesia, história em quadrinhos, curadoria e ensino/aprendizagem das artes, nas mais diversas linguagens, mídias, suportes e processos artísticos, e sem distinção entre manifestações eruditas e populares.

Em 2011, 25% das bolsas serão direcionadas a indivíduos ou grupos dos municípios do interior, 10% aos portadores de habilidades diferenciadas e 65% aos artistas radicados na capital.

Direcionado a artistas residentes ou domiciliados no Pará há pelo menos três anos, o edital recebe propostas inéditas, cujos objetivos acentuem o caráter experimental da pesquisa, valorizem a inventividade e a inovação dos meios de produção e criação artística e considerem a linguagem como um processo dinâmico e atual. O IAP oferece até 20 bolsas para o ano de 2011, quatro a mais que ano passado, cada uma no valor de até R$ 15.000,00. Cada bolsa tem duração de seis meses.

De acordo com o edital, o projeto proposto deve ser inédito; ter sido concebido pelo proponente; não estar vinculado a nenhum outro projeto de pesquisa; e ser elaborado com vistas a desenvolver todas as suas fases dentro do Estado do Pará.

As inscrições começaram dia 15 de março, data da divulgação do edital no Diário Oficial, e vão até 28 de abril, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, no horário das 8h30 às 14 horas, na sede do IAP (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré).

No ato de inscrição, o artista deve apresentar os seguintes documentos: ficha de Inscrição totalmente preenchida, conforme modelo anexo ao edital; declaração firmada pelo candidato, conforme modelo anexo ao edital; cópias da Carteira de Identidade e do CPF/MF; currículo com a comprovação das atividades artísticas desenvolvidas pelo candidato (portfólio, certificados, folders, programas, cartazes, notícias veiculadas na imprensa e outros documentos correspondentes); descrição detalhada do projeto e do que se pretende desenvolver com os recursos da bolsa, feita em formulário próprio do edital; declaração, com firma reconhecida, de pessoa ou autor de obra que não seja de domínio público, sobre a qual verse o projeto.

Também serão aceitas inscrições remetidas pelos Correios, desde que postadas até o último dia do prazo e que forem entregues ao IAP até o dia 9 de abril. Diferente de edições anteriores, dessa vez cada candidato tem o direito de inscrever ape nas um projeto em qualquer uma das linguagens artísticas. O resultado será divulgado no dia 28 de abril. (DOL)

SERVIÇO

Concurso de Bolsas para Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do IAP. Inscrições até 28 de abril, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, no horário das 8h30 às 14 horas, na sede do IAP (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré). O edital está disponível nos sites www.secult.pa.gov.br / www.iap.pa.gov.br. Maiores informações: 4006-2945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário