segunda-feira, 3 de maio de 2010

RIQUEZAS DA MPB

Portal reúne rico acervo da MPB


Fonte: diário do Pará

Cultura Brasil disponibiliza material da TV e Rádio Cultura



O arquivo de imagens das atrações musicais da TV Cultura tem tamanho proporcional aos 40 anos de idade da emissora, detentora de quase 200 mil vídeos em formato digital. A Rádio Cultura Brasil, por sua vez, ostenta um rico e diverso repertório de entrevistas e peças sonoras, muitas delas raras, resultado de 73 anos de história.



Agora, os acervos destes dois veículos de comunicação se unem para alimentar o conteúdo do portal Cultura Brasil – www.culturabrasil.com.br – um dos maiores sites dedicados à música brasileira, para ser uma referência para amantes e pesquisadores da área.



Mais do que uma plataforma web dos programas da casa, o portal Cultura Brasil pretende incorporar conteúdos musicais produzidos pelas atrações tanto da TV Cultura como da Rádio Cultura Brasil, desde vídeos do Ensaio, Sr. Brasil, Viola, Minha Viola e matérias do Metrópolis, até entrevistas e reportagens radiojornalísticas sintonizadas nos 1200 kHz, como SuperTônica, TodaMúsica, Galeria e RadarCultura. A proposta é convergir a todo instante a produção dessas duas fontes.



“O portal vai imergir nos acervos audiovisual e iconográfico que a Fundação detém e, a partir dele, capturar tudo que existe sobre música nacional, catalogando e postando o que estiver dentro das nossas possibilidades”, explica Ricardo Tacioli, editor de conteúdo, que adianta que o crescimento do conteúdo será gradativo e permanente.



Mas o site não vai apenas replicar programação. Ele produzirá conteúdo original, com entrevistas, textos, vídeos e podcasts. Outra meta é o projeto de inclusão digital para deficientes visuais. Dentro de algum tempo, este público poderá navegar pelo portal como qualquer outra pessoa, com ferramentas adequadas às suas restrições.





Para facilitar a navegação, sobretudo do pesquisador, o Cultura Brasil reagrupou o conteúdo musical das duas emissoras, dividindo-os em diversas abas que compõem o menu localizado no topo da página. Em Gêneros, por exemplo, o primeiro item da lista, o internauta pode encontrar gravações da TV e da rádio que remetem a estilos musicais específicos, do instrumental ao regional.





O espaço Especiais é dedicado aos programas, gravações e séries de grande destaque, como a feita em homenagem ao saudoso Noel Rosa. Seleções musicais e histórias de figuras como Chico Buarque e Elis Regina podem ser conferidas clicando em Playlists.

Nenhum comentário:

Postar um comentário