segunda-feira, 3 de maio de 2010

IIIConferência Estadual do Esporte

III Conferência Estadual de Esporte vai reunir 700 pessoas de 60 municípios do Pará




Nos dias 03, 04 e 05 de maio será realizada a III Conferência Estadual do Esporte, no Auditório Benedito Nunes, Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará. A conferência tem por objetivo discutir o Plano Decenal para o Esporte e Lazer para o Brasil, aprovar uma carta de princípios e diretrizes para o esporte do Pará. Além disso os participantes vão eleger os 50 delegados (as) que o estado tem direito para a etapa nacional da III Conferência que acontecerá de 3 a 6 de junho em Brasília.



O tema da conferência é o Plano decenal do esporte e Lazer – 10 pontos em 10 anos para se projetar o Brasil entre os 10 mais.



O Plano Decenal para o Esporte e Lazer do Brasil é composto por 10 linhas estratégicas, são elas: O Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e Valorização Profissional, Esporte, Lazer e Educação, Esporte, Saúde e Qualidade de Vida, Ciência, Tecnologia, e Inovação, Esporte de alto rendimento, Futebol Esporte de Alto Rendimento, Financiamento do Esporte, Infraestrutura esportiva, e Esporte e Economia. Cada linha desta pode possuir até dez ações e, cada ação, até quatro metas.



Desta forma, o Conselho Nacional do Esporte apresenta o texto básico para ser discutido pela sociedade para que esta possa opinar sobre os pontos e prioridades para o esporte e lazer brasileiro nos próximos 10 anos.



Financiamento- Entre as propostas que devem ser aprovadas na Conferência Nacional é o financiamento para materializar as políticas públicas de desenvolvimento através da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). Nesta, 2% do orçamento da geral da união será destinado ao esporte, enquanto que do estado será descontado 1,5% e do município ½ %. Será uma forma de incentivar que a qualificação de profissionais, construção de áreas de esporte e lazer, assim como estruturar da melhor forma tudo que esteja relacionado a prática esportiva.






As Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016, a Copa do Mundo, em 2014, as, a Copa das Confederações, em 2013 e os Jogos Mundiais Militares em 2011, podem além de serem grandes eventos, deixar um importante legado para todas as áreas do esporte. Sendo este um bom momento para aproveitar esta boa herança e construir uma perspectiva positiva e democrática para esta década.



Desta forma a Secretaria de Estado Esporte e Lazer (SEEL-PA) aponta a construção da III Conferência Estadual como prioridade de sua ação neste primeiro semestre, convocando os mais diversos setores da sociedade a debater os rumos da área no Pará.



Estão confirmadas a presença do , Secretário Executivo do Ministério do Esporte, Valdemar Souza, da Governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, além do Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Leandro Schilipake. Atletas renomados do Estado do Pará que brilham também no esporte nacional como Dayse Silva, a única atleta paraense do boliche a compor a seleção Brasileira, o paraatleta Alan Fonteles, e outros.





Programação:



ABERTURA:



DIA: 3



HORÁRIO: 18H



LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (Próximo ao Prédio da Reitoria- entrada pelo pórtico 2)



CONTATO: Alan Frick (91) 91452862 E Ketno Lucas (91) 81857807



03 DE MAIO DE 2010



16:00h - início do credenciamento





18:00h - abertura da III Conferência Estadual do Esporte



20:00h – Atração Cultural





20:30h – Coquetel de Confraternização





04 DE MAIO DE 2010



9:00h – debate sobre as teses



11:00h – início da discussão sobre as linhas estratégicas e a Carta de Princípios e Diretrizes da Política Estadual do Esporte do Para



12:30h – Almoço



14:00h – reinício dos Grupos de discussão



17:30h – fim dos trabalhos dos grupos de discussão





05 DE MAIO 2010



9:00h – Plenária Final- Deliberação sobre as propostas



12:30h – Almoço



14:00h - Reinício da Plenária Final- eleição de delegados

Nenhum comentário:

Postar um comentário