Ontem (20/05) na sala 11 do hangar paralelamente ao encontro estadual do PT - PARÁ, também foi realizada pelo vereador de Ananindeua PEDRO SOARES, secretário estadual do setorial de cultura do PT, a plenária estadual de cultura que reuniu quase 300 pessoas de vários municípios e contou com a participação do secretário estadual de cultura Cincinato Junior, o companheiro Oberdan representante do MINC, o ex secretário de cultura Edilson Moura, Deputada Bernadete, Walmir Bispo diretor do curro velho, o companheiro Nick Junior vereador de soure e outras autoridades estaduais e de vários municípios também, a plenária foi sucesso total.
Blog da Síglia Simone. Gestora e Produtora de Eventos Culturais. Bacharelanda em Direito.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
IRMÃO LAZARO SUCESSO ABSOLUTO!!!!!
Mais de 40 mil pessoas chegando em várias caravanas de todos os bairros e cidades vizinhas participaram na noite de ontem (20) do lançamento do I Festival de Música Gospel de Ananindeua, com a apresentação do cantor Lázaro, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer (SECEL), que tem a frente o jovem secretário MIRO SANOVA.
Na oportunidade, queremos aqui, em nome de toda a nossa equipe da SECEL, agradecer o apoio dado através da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, DEMUTRAN, segurança particular e demais órgão que sempre apoiam e nos ajudam a construir a todos os eventos do município, trazendo e fazendo a segurança, não só dos que participam mas também de todos nós que promovemos os eventos Ananins, obridada a cada membro que componha cada órgão destes, que Deus abençoe e proteja vocês e suas familias.
Na oportunidade, queremos aqui, em nome de toda a nossa equipe da SECEL, agradecer o apoio dado através da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, DEMUTRAN, segurança particular e demais órgão que sempre apoiam e nos ajudam a construir a todos os eventos do município, trazendo e fazendo a segurança, não só dos que participam mas também de todos nós que promovemos os eventos Ananins, obridada a cada membro que componha cada órgão destes, que Deus abençoe e proteja vocês e suas familias.
A pesquisa CNT/Sensus afirma: LULA TEM 83,7% DE POPULARIDADE
A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (17) mostra um crescimento na aprovação do governo e na avaliação pessoal do Presidente Lula No levantamento realizado entre 10 e 14 de maio, Lula aparece com aprovação de 83,7% e o governo atinge 76,1%. Em janeiro de 2010, a última rodada da pesquisa mostrava Lula com 81,7% e o governo com 71,4%.
A avaliação positiva do governo e do Presidente Lula são fatores apontados pelo Instituto Sensus para justificar o desempenho da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, na disputa pela Presidência da República contra oposicionista José Serra (PSDB) e contra a pré-candidata do PV, Marina Silva.
A pesquisa foi encomendada ao Institudo Sensus pela Confederação Nacional do Transporte. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 136 municípios de 24 estados.
fonte: amigos do professor Mário
ENCONTRO ESTADUAL DO PT.
Cerca de 10 mil militantes participaram do evento que definiu os nomes que disputarão vagas de deputado federal e estadual, senador e governo do Pará
A governadora Ana Júlia Carepa foi aclamada na noite da última quinta-feira, 20, a candidata do Partido dos Trabalhadores para disputar a reeleição. O anúncio de quais serão os nomes petistas para as próximas eleições de outubro ocorreu no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, reunindo mais de dez mil delegados de todos os municípios do Pará. A representação partidária, políticas de aliança, resoluções e o regimento interno do partido para este ano foram o tema da extensa pauta de discussões.
A movimentação no Centro de Convenções começou ainda pela manhã. Caravanas das mais diferentes localidades do Pará não paravam de chegar, todos aguardando a decisão sobre qual seriam os pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores. Por volta das 17h os militantes que aguardavam o tão esperado anúncio tiveram a oportunidade de assistir a exibição do filme que conta trajetória do presidente Luiz Inácio da Silva – 'Lula, o filho do Brasil'.
Paralelamente, no auditório era realizada a reunião do diretório que decidiu quais candidatos formariam a chapa para disputar as eleições. Militante histórico do PT, o presidente estadual do partido João Batista falou da importância do encontro. “Um dia intenso de trabalho que no fim da tarde resulta num grande ato político, com a participação de 10 mil companheiros e companheiras para anunciarmos a candidatura da Ana Júlia”, disse.
Na sala 11 do hangar paralelamente também, foi realizada pelo vereador de Ananindeua PEDRO SOARES, secretário estadual do setorial de cultura do PT, a plenária estadual de cultura que reuniu quase 300 pessoas de vários municípios.
Ao final, todas as atenções se voltaram para o Pavilhão de Feiras do Hangar, onde foram anunciados os políticos escolhidos. Com mesa solene composta por diversas autoridades da base aliada, foram chamados um a um todos os pré-candidatos selecionados para concorrer às vagas de deputado federal e estadual, senador – cujo nome escolhido foi do atual deputado federal Paulo Rocha - e ao Governo do Estado do Pará. Todos os candidatos foram ovacionados pelos militantes presentes.
Paulo Frateschi, secretário nacional de Organização da campanha de Dilma Roussef, trouxe um grande abraço da coordenação nacional da campanha da pré-candidata à presidência para todos os presentes, complementando que “a governadora está subindo nas pesquisas e mostrando que um governo democrático e popular é o caminho para evitar o retrocesso no Pará”.
Em mensagem enviada por vídeo, a pré-candidata à presidência do Brasil, Dilma Rousseff, comentou sobre as parcerias de sucesso entre o Governo Federal e o Governo do Estado do Pará. “No mandato do presidente Lula demos uma atenção especial ao Pará e implantamos inúmeros programas que visavam transformar a história do Estado”, disse. Dilma acrescentou ainda que para o Pará está no caminho do desenvolvimento e é preciso dar continuidade ao trabalho da Governadora Ana Júlia juntamente como o Paulo Rocha. Segundo ela, ambos têm formação política semelhante e podem construir um Estado melhor.
“Precisamos fazer deste país uma nação”. Assim o pré-canditado ao senado, Paulo Rocha deu início ao seu discurso. Paulo relembrou os momentos vividos na ditadura e consagrou sua geração como revolucionária. “Há bem pouco nossa realidade era diferente, nosso país não era livre. Desse modo lutamos para conquistar uma democracia para dar oportunidades para todos, transformamos os sindicatos em instrumento de luta para que assim defendêssemos o interesse dos trabalhadores e criamos políticas públicas sólidas para dar renda e qualidade de vida para a população”, citou. O deputado comentou ainda a importância da base aliada para o sucesso das eleições.
Sem dúvida o momento mais aguardado foi o primeiro discurso de Ana Júlia. Ela apontou inúmeros projetos que governo vem colocando em prática, como o complexo viário da Júlio Cesar, o Bolsa Trabalho e o programa de moradia que, unindo esforços do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com o Minha Casa, Minha Vida deve entregar milhares de casas para a população nos próximos anos. “Dos municípios paraenses 122 já têm zoneamento ecológico e econômico, tornado as áreas úteis para a iniciativa agrícola, e estamos também melhorando a segurança. Este mês teremos a contratação de 1,5 mil policiais, aumentando o efetivo nas ruas”, acrescentou Ana Júlia, completando que as políticas públicas estão em todo o Estado, fortalecendo a integração e tornando o Pará mais desenvolvido, democrático e popular.
Ana Júlia exaltou a importância dos militantes que sempre lutam pelos ideias do partido e se diz preparada para enfrentar a oposição. “Nosso trabalho vem sendo feito em parceira com todos vocês aqui, todos colaboram de alguma forma para o crescimento do Estado. Sei que temos muito trabalho pela frente e que a oposição será massacrante, mas em respostas mostraremos nossos projetos realizados”, destacou.
Num momento simbólico, João Batista pediu para que os 10 mil militantes presentes levantassem seus cartões para votar na aprovação da base definida. O resultado foi unânime: todos prontamente votaram positivamente. A cerimônia foi finalizado com o show da Banda Xeiro Verde que animou a todos com seus maiores hits.
Chapa do PT
Deputado Federal - Carlos Eduardo Martins, Cláudio Castelo Branco (Puty), Esmerindo Filho (Miriquinho), Ivan Lopes de Souza, José Geraldo da Silva, José Roberto Faro, Jose Carlos Tavares, Mario Andrade Cardoso, Márcio André Moreira, Raimundo Marques e SÍGLIA SIMÔNE BENTES PADILHA.
Deputado Estadual - Alfredo Costa, Adalberto Aguiar Nunes, Antônio Lima, Ana Suely Maia de Oliveira, Airton Faleiro, Bernadete Tem Caten, Carlos Alberto Bordalo, Carlos Alberto Custodio, Cleidelene Galvão de Araujo, Cilas Souza, Edilza Fontes, Edilson Moura, Euzébio Rodrigues, José Maria Melo, Joclau Lima, Joilson Ranieri, João Alves Bezerra (Sabiá), Laurentino da Silva, José Portilho, Josimar Lira (Mazinho), João Nazareno Moraes, João Claudio Arroyo (Arroyo), Laércio Pereira, Lucia de Sousa, Miguel Guimarães, Milton Zimmer Schneider, Otávio Neto, Pedro Aquino de Santana, Raimundo Filho, Raimundo Nonato (Nonatinho), Regina Barata, Rivelino, Sebastião Ferreira (Ferrerinha), Sandra Batista, Vanildo Silva Maciel, Valdir Ganzer e Ubiracy Soares (Bira).
Senador - Paulo Rocha
Governador - Ana Júlia Carepa
Fonte:
Texto: Thiago Freitas e Lorenna Montenegro
Foto: Jaime Souzza
Edição: Esperança Bessa
Departamento de Comunicação do Hangar
Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
FICHA LIMPA É APROVADA.
O Senado aprovou ontem o projeto Ficha Limpa, que impede a candidatura de pessoas com condenações na Justiça. O texto vai para assinatura do presidente Lula e pode valer já para as eleições deste ano.
Governistas e oposicionistas concordaram que a proposta não é “perfeita” nem “acabada”, mas aceitaram votar sem emendas porque “representa um passo importante na moralização da política do país”.
Com alteração, o projeto voltaria à Câmara, o que diminuiria as chances de entrar em vigor neste ano.
O projeto, aprovado pelos 76 presentes, é resultado de iniciativa popular com 1,6 milhões de assinaturas. Prevê tornar inelegíveis aqueles que tenham sido condenados por decisão colegiada (por mais de um juiz).
“De acordo com o texto aprovado pelo Congresso, fica permitido ainda um recurso a outro órgão colegiado de uma instância superior para que se obtenha uma espécie de ‘autorização” para registrar a candidatura. Pela regra atual, o candidato só fica inelegível quando não existir mais possibilidade de recurso.
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, entrou com um questionamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se a lei já vale para as eleições deste ano. O tribunal ainda não se manifestou a respeito.
As regras
Quem não pode se candidatar?
- Os que tiverem sido condenados por decisão colegiada (mais de um juiz).
Por quanto tempo?
- Durante o cumprimento e nos oito anos posteriores ao fim da pena.
Por quais crimes?
- Crimes eleitorais, de improbidade administrativa e os contra administração e patrimônio públicos.
O que acontece com quem renuncia?
- Também fica impedido de ser candidato a algum cargo eletivo.
Fonte: Diário Catarinense
Governistas e oposicionistas concordaram que a proposta não é “perfeita” nem “acabada”, mas aceitaram votar sem emendas porque “representa um passo importante na moralização da política do país”.
Com alteração, o projeto voltaria à Câmara, o que diminuiria as chances de entrar em vigor neste ano.
O projeto, aprovado pelos 76 presentes, é resultado de iniciativa popular com 1,6 milhões de assinaturas. Prevê tornar inelegíveis aqueles que tenham sido condenados por decisão colegiada (por mais de um juiz).
“De acordo com o texto aprovado pelo Congresso, fica permitido ainda um recurso a outro órgão colegiado de uma instância superior para que se obtenha uma espécie de ‘autorização” para registrar a candidatura. Pela regra atual, o candidato só fica inelegível quando não existir mais possibilidade de recurso.
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, entrou com um questionamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se a lei já vale para as eleições deste ano. O tribunal ainda não se manifestou a respeito.
As regras
Quem não pode se candidatar?
- Os que tiverem sido condenados por decisão colegiada (mais de um juiz).
Por quanto tempo?
- Durante o cumprimento e nos oito anos posteriores ao fim da pena.
Por quais crimes?
- Crimes eleitorais, de improbidade administrativa e os contra administração e patrimônio públicos.
O que acontece com quem renuncia?
- Também fica impedido de ser candidato a algum cargo eletivo.
Fonte: Diário Catarinense
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Marco André -Música: A Amazônia É Pop
A Amazônia é pop
Porque jacaré empeteca perua
A Amazônia é pop
Porque o feroz é um Sherloque da paz
A Amazônia é pop
Porque índio dorme de bubuia
A Amazônia é pop
Porque nos seus sonhos cabem mais
Minerais, bisturis, acendedor à gás
A Amazônia é pop
Porque o açaí marombou o mundo
A Amzônia é pop
Porque sem granola é gostoso demais
A Amazônia é pop
Porque os rios daqui são mais profundos
A Amazônia é pop
Porque os de lá nem correm mais
E vou rumando
Pra beira que a maré tá me empurrando
Tem beijo de cabocla me esperando
Na boca com gosto de biribá, de biribá
E vou rumando
Pai d'égua é pariká, tô viajando
Enrola um de lá, acende o mano
Que a Iara tá chamando pra casar
A Amazônia é pop
Porque o barqueiro embarca de celular
A Amazônia é pop
Porque seu sumano viaja remando
A Amazônia é pop
Porque aluando, aluei de lá
E vou rumando...
A Amazônia é pop...
Porque jacaré empeteca perua
A Amazônia é pop
Porque o feroz é um Sherloque da paz
A Amazônia é pop
Porque índio dorme de bubuia
A Amazônia é pop
Porque nos seus sonhos cabem mais
Minerais, bisturis, acendedor à gás
A Amazônia é pop
Porque o açaí marombou o mundo
A Amzônia é pop
Porque sem granola é gostoso demais
A Amazônia é pop
Porque os rios daqui são mais profundos
A Amazônia é pop
Porque os de lá nem correm mais
E vou rumando
Pra beira que a maré tá me empurrando
Tem beijo de cabocla me esperando
Na boca com gosto de biribá, de biribá
E vou rumando
Pai d'égua é pariká, tô viajando
Enrola um de lá, acende o mano
Que a Iara tá chamando pra casar
A Amazônia é pop
Porque o barqueiro embarca de celular
A Amazônia é pop
Porque seu sumano viaja remando
A Amazônia é pop
Porque aluando, aluei de lá
E vou rumando...
A Amazônia é pop...
PLENÁRIA ESTADUAL DE CULTURA PT PARÁ NO HANGAR
COMPANHEIR@S:
O Setorial de Cultura do Partido dos Trabalhadores realizará sua I Plenária Estadual, a fim de discutir assuntos como a Apresentação e avaliação da atual Politica de Cultura do Estado, Apresentação da politica de editais e Estadualização das Ações culturais, Apresentação das ações do MINC no Estado, Debate sobre os 13 pontos do Setórial de cultura para o programa de governo do PT PARÁ 2011 a 2014, Agenda Estadual do setórial de cultura do PARÁ, entre outros.
A Plenária será realizada no HANGAR CENTRO DE CONVENÇÕES.
DIA: 20/05 (QUINTA - FEIRA)
AS 14:00h.
PARTICIPE !!
Saudações Petistas!!
Postado em: pedrosoares13.blospot.com
Vereador Pedro Soares
Secretário Estadual de Cultura - PT do Pará
O Setorial de Cultura do Partido dos Trabalhadores realizará sua I Plenária Estadual, a fim de discutir assuntos como a Apresentação e avaliação da atual Politica de Cultura do Estado, Apresentação da politica de editais e Estadualização das Ações culturais, Apresentação das ações do MINC no Estado, Debate sobre os 13 pontos do Setórial de cultura para o programa de governo do PT PARÁ 2011 a 2014, Agenda Estadual do setórial de cultura do PARÁ, entre outros.
A Plenária será realizada no HANGAR CENTRO DE CONVENÇÕES.
DIA: 20/05 (QUINTA - FEIRA)
AS 14:00h.
PARTICIPE !!
Saudações Petistas!!
Postado em: pedrosoares13.blospot.com
Vereador Pedro Soares
Secretário Estadual de Cultura - PT do Pará
quinta-feira, 13 de maio de 2010
V FESTIVAL FOLCLÓRICO DE ANANINDEUA
Vem ai o V FESTIVAL FOLCLÓRICO DE ANANINDEUA, promoção do vereador PEDRO SOARES e as instituições CASA DA CULTURA ANANIN (ASCCA), BAGAÇO DA CANA E INSTITUTO SOCIO CULTURAL PARANANIN (ISCUPAN) apoio SECEL e SECULT, com uma belíssima premiação aos grupos folclóricos do município.
É CULTURA E OPORTUNIDADE PARA TODOS!!!!
IRMÃO LÁZARO EM ANANINDEUA
No próximo dia 20 de maio estará se apresentando no estacionamento do ginásio João Paulo II, na arterial 18, o irmão Lázaro, fazendo o lançamento do Festival Gospel de Ananindeua.
COMPANHIA DE TEATRO MAPATI EM ANANINDEUA
Até sexta feira estará se apresentando no município a Companhia de Teatro MAPATI de Brasilia projeto aprovado pela lei Rouane, lei de incentivo fiscal e apoio a cultura que faz uma turnê pelo Brasil e é lógico não poderia deixar Ananindeua de fora.
a Companhia de Teatro Mapati é coordenada por Tereza Padilha e traz os espetáculos "OS SALTIMBANCOS" e "O RAPAZ DA RABECA E A GAROTA DA CAMISINHA", está sendo apresentado desde o dia 11/05/2010 e vai até sexta dia 14/05/2010 na Praça da Bíblia sempre as 19 horas.
participem é um belissimo espetáculo e tem atraido um grande público até o caminhão teatro na praça da bíblia.
a Companhia de Teatro Mapati é coordenada por Tereza Padilha e traz os espetáculos "OS SALTIMBANCOS" e "O RAPAZ DA RABECA E A GAROTA DA CAMISINHA", está sendo apresentado desde o dia 11/05/2010 e vai até sexta dia 14/05/2010 na Praça da Bíblia sempre as 19 horas.
participem é um belissimo espetáculo e tem atraido um grande público até o caminhão teatro na praça da bíblia.
terça-feira, 11 de maio de 2010
IAP QUER RESGATAR BOI DE MÁSCARAS.
Boi de Máscaras em debate no IAP
O tradicional Boi de Máscaras é tema do projeto Saber da Fonte, realizado pelo Instituto de Artes do Pará (IAP) a partir de pesquisas acadêmicas sobre o universo cultural da Amazônia. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras, a partir das 18h30, com entrada franca.
Nesta terça-feira, quem participa do projeto é o professor José Guilherme Fernandes (UFPA), com a palestra “O Boi de Máscaras: Cultura Popular, Cultura Especular ou Cultura Espetacular?”. Doutor em Literatura Brasileira, José Guilherme estudou a manifestação popular do Boi de Máscaras, em São Caetano de Odivelas, interior do Pará, centralizando sua pesquisa no boi mais antigo do município, o Tinga, que completa 73 anos. O pesquisador observou o aspecto simbólico do evento, tanto no que se refere à cultura tradicional da comunidade quanto às possíveis relações da manifestação com a indústria cultural e com a cultura artística. Durante o relato da pesquisa, também serão levantadas questões sobre autoria e propriedade deste patrimônio cultural.
Para a sua tese de doutorado, Fernandes observou manifestações do gênero no Amazonas e no Maranhão, mas notou diferenças que fazem do Boi Tinga único no país. “O Tinga é o único que pode ser caracterizado como um boi carnavalesco, não só do Norte e Nordeste, mas acredito que em todo o Brasil. Há na Espanha o que eles chamam de carnaval ‘Táurico’, que se assemelha bastante ao de Odivelas”. Segundo o pesquisador, a influência europeia no Tinga é notada na orquestra, com a presença de metais, mesmo havendo as percussões do carimbó.
SERVIÇO
Projeto Saber da Fonte. Palestra “O Boi de Máscaras: Cultura Popular, Cultura Especular ou Cultura Espetacular?”, com José Guilherme Fernandes (UFPA). Hoje, às 18h30, no auditório do IAP (Nazaré, ao lado da Basílica). Entrada franca. Informações: 4006-2905/2906/2908.
O tradicional Boi de Máscaras é tema do projeto Saber da Fonte, realizado pelo Instituto de Artes do Pará (IAP) a partir de pesquisas acadêmicas sobre o universo cultural da Amazônia. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras, a partir das 18h30, com entrada franca.
Nesta terça-feira, quem participa do projeto é o professor José Guilherme Fernandes (UFPA), com a palestra “O Boi de Máscaras: Cultura Popular, Cultura Especular ou Cultura Espetacular?”. Doutor em Literatura Brasileira, José Guilherme estudou a manifestação popular do Boi de Máscaras, em São Caetano de Odivelas, interior do Pará, centralizando sua pesquisa no boi mais antigo do município, o Tinga, que completa 73 anos. O pesquisador observou o aspecto simbólico do evento, tanto no que se refere à cultura tradicional da comunidade quanto às possíveis relações da manifestação com a indústria cultural e com a cultura artística. Durante o relato da pesquisa, também serão levantadas questões sobre autoria e propriedade deste patrimônio cultural.
Para a sua tese de doutorado, Fernandes observou manifestações do gênero no Amazonas e no Maranhão, mas notou diferenças que fazem do Boi Tinga único no país. “O Tinga é o único que pode ser caracterizado como um boi carnavalesco, não só do Norte e Nordeste, mas acredito que em todo o Brasil. Há na Espanha o que eles chamam de carnaval ‘Táurico’, que se assemelha bastante ao de Odivelas”. Segundo o pesquisador, a influência europeia no Tinga é notada na orquestra, com a presença de metais, mesmo havendo as percussões do carimbó.
SERVIÇO
Projeto Saber da Fonte. Palestra “O Boi de Máscaras: Cultura Popular, Cultura Especular ou Cultura Espetacular?”, com José Guilherme Fernandes (UFPA). Hoje, às 18h30, no auditório do IAP (Nazaré, ao lado da Basílica). Entrada franca. Informações: 4006-2905/2906/2908.
SEDUC SOB NOVO COMANDO
Luiz Cavalcante é o novo titular da Seduc
O professor Luiz Cavalcante assume a direção da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em substituição à professora Socorro Coelho. Cavalcante foi convidado pela governadora Ana Júlia Carepa, nesta segunda-feira (10), no início da noite. A governadora também conversou com a ex-secretária, a quem agradeceu o empenho pela contribuição na formação da proposta do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores da educação pública, cujo projeto de lei foi enviado à Assembléia Legislativa no último dia 7.
Luiz Cavalcante é professor de carreira da rede pública há 27 anos. É formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará e tem pós-graduação em informática educativa. Estava no governo desde 2007 e exerceu, até poucos dias atrás, o cargo de diretor de tecnologia aplicada à educação. Estava lotado na Escola Estadual Palmira Gabriel
fonte: blog do Eliel Faustino
O professor Luiz Cavalcante assume a direção da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em substituição à professora Socorro Coelho. Cavalcante foi convidado pela governadora Ana Júlia Carepa, nesta segunda-feira (10), no início da noite. A governadora também conversou com a ex-secretária, a quem agradeceu o empenho pela contribuição na formação da proposta do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores da educação pública, cujo projeto de lei foi enviado à Assembléia Legislativa no último dia 7.
Luiz Cavalcante é professor de carreira da rede pública há 27 anos. É formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará e tem pós-graduação em informática educativa. Estava no governo desde 2007 e exerceu, até poucos dias atrás, o cargo de diretor de tecnologia aplicada à educação. Estava lotado na Escola Estadual Palmira Gabriel
fonte: blog do Eliel Faustino
Pará terá núcleo de animação
Quem deseja participar deve fazer sua inscrição no IAP
A animação paraense vai ganhar um novo estímulo com a criação do Laboratório de Animação do Instituto de Artes do Pará. A idéia é formar um grupo de artistas visuais para trabalhar com a criação de novos projetos. Nos últimos anos, o IAP tem se dedicado a formar e aperfeiçoar artistas para atuar com esta linguagem, com a premiação de projetos e a realização de oficinas.
O Laboratório de Animação será coordenado por Andrei Miralha, nome de destaque da animação paraense e autor de dois projetos já premiados pelo instituto: “Admire Miriti” (2005) e “Muragens – Crônicas de um Muro”.
A primeira etapa do Laboratório de Animação foi realizada em abril, e a próxima será realizada no período de 15 de maio a 12 de junho, sempre aos sábados. São ofertadas 15 vagas. Andrei Miralha explica que na primeira etapa quase todos os 25 participantes eram iniciantes, mas agora chegou o momento de aprofundar a atividade de formação, mesmo se tratando ainda de uma iniciação. “A idéia agora é fazer algo mais avançado”, diz ele.
As inscrições para o Laboratório de Animação são gratuitas. Quem não participou da primeira etapa pode se inscrever normalmente. E quem participou, caso deseje seguir em frente, precisa efetuar uma nova inscrição. Os candidatos serão avaliados por meio de portfólio. “O pré-requisito é que a pessoa saiba desenhar”, explica Andrei.
SERVIÇO
Laboratório de Animação do IAP. De 15/05 a 12/06, com encontros aos sábados. Inscrições até dia 13, mediante apresentação de portfólio, na Gerência de Artes Visuais do Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré). Informações: 4006-2903/ 2910/ 2912.
fonte: Jornal Diário do Pará - 11/05/2010
Quem deseja participar deve fazer sua inscrição no IAP
A animação paraense vai ganhar um novo estímulo com a criação do Laboratório de Animação do Instituto de Artes do Pará. A idéia é formar um grupo de artistas visuais para trabalhar com a criação de novos projetos. Nos últimos anos, o IAP tem se dedicado a formar e aperfeiçoar artistas para atuar com esta linguagem, com a premiação de projetos e a realização de oficinas.
O Laboratório de Animação será coordenado por Andrei Miralha, nome de destaque da animação paraense e autor de dois projetos já premiados pelo instituto: “Admire Miriti” (2005) e “Muragens – Crônicas de um Muro”.
A primeira etapa do Laboratório de Animação foi realizada em abril, e a próxima será realizada no período de 15 de maio a 12 de junho, sempre aos sábados. São ofertadas 15 vagas. Andrei Miralha explica que na primeira etapa quase todos os 25 participantes eram iniciantes, mas agora chegou o momento de aprofundar a atividade de formação, mesmo se tratando ainda de uma iniciação. “A idéia agora é fazer algo mais avançado”, diz ele.
As inscrições para o Laboratório de Animação são gratuitas. Quem não participou da primeira etapa pode se inscrever normalmente. E quem participou, caso deseje seguir em frente, precisa efetuar uma nova inscrição. Os candidatos serão avaliados por meio de portfólio. “O pré-requisito é que a pessoa saiba desenhar”, explica Andrei.
SERVIÇO
Laboratório de Animação do IAP. De 15/05 a 12/06, com encontros aos sábados. Inscrições até dia 13, mediante apresentação de portfólio, na Gerência de Artes Visuais do Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré). Informações: 4006-2903/ 2910/ 2912.
fonte: Jornal Diário do Pará - 11/05/2010
segunda-feira, 3 de maio de 2010
RIQUEZAS DA MPB
Portal reúne rico acervo da MPB
Fonte: diário do Pará
Cultura Brasil disponibiliza material da TV e Rádio Cultura
O arquivo de imagens das atrações musicais da TV Cultura tem tamanho proporcional aos 40 anos de idade da emissora, detentora de quase 200 mil vídeos em formato digital. A Rádio Cultura Brasil, por sua vez, ostenta um rico e diverso repertório de entrevistas e peças sonoras, muitas delas raras, resultado de 73 anos de história.
Agora, os acervos destes dois veículos de comunicação se unem para alimentar o conteúdo do portal Cultura Brasil – www.culturabrasil.com.br – um dos maiores sites dedicados à música brasileira, para ser uma referência para amantes e pesquisadores da área.
Mais do que uma plataforma web dos programas da casa, o portal Cultura Brasil pretende incorporar conteúdos musicais produzidos pelas atrações tanto da TV Cultura como da Rádio Cultura Brasil, desde vídeos do Ensaio, Sr. Brasil, Viola, Minha Viola e matérias do Metrópolis, até entrevistas e reportagens radiojornalísticas sintonizadas nos 1200 kHz, como SuperTônica, TodaMúsica, Galeria e RadarCultura. A proposta é convergir a todo instante a produção dessas duas fontes.
“O portal vai imergir nos acervos audiovisual e iconográfico que a Fundação detém e, a partir dele, capturar tudo que existe sobre música nacional, catalogando e postando o que estiver dentro das nossas possibilidades”, explica Ricardo Tacioli, editor de conteúdo, que adianta que o crescimento do conteúdo será gradativo e permanente.
Mas o site não vai apenas replicar programação. Ele produzirá conteúdo original, com entrevistas, textos, vídeos e podcasts. Outra meta é o projeto de inclusão digital para deficientes visuais. Dentro de algum tempo, este público poderá navegar pelo portal como qualquer outra pessoa, com ferramentas adequadas às suas restrições.
Para facilitar a navegação, sobretudo do pesquisador, o Cultura Brasil reagrupou o conteúdo musical das duas emissoras, dividindo-os em diversas abas que compõem o menu localizado no topo da página. Em Gêneros, por exemplo, o primeiro item da lista, o internauta pode encontrar gravações da TV e da rádio que remetem a estilos musicais específicos, do instrumental ao regional.
O espaço Especiais é dedicado aos programas, gravações e séries de grande destaque, como a feita em homenagem ao saudoso Noel Rosa. Seleções musicais e histórias de figuras como Chico Buarque e Elis Regina podem ser conferidas clicando em Playlists.
Fonte: diário do Pará
Cultura Brasil disponibiliza material da TV e Rádio Cultura
O arquivo de imagens das atrações musicais da TV Cultura tem tamanho proporcional aos 40 anos de idade da emissora, detentora de quase 200 mil vídeos em formato digital. A Rádio Cultura Brasil, por sua vez, ostenta um rico e diverso repertório de entrevistas e peças sonoras, muitas delas raras, resultado de 73 anos de história.
Agora, os acervos destes dois veículos de comunicação se unem para alimentar o conteúdo do portal Cultura Brasil – www.culturabrasil.com.br – um dos maiores sites dedicados à música brasileira, para ser uma referência para amantes e pesquisadores da área.
Mais do que uma plataforma web dos programas da casa, o portal Cultura Brasil pretende incorporar conteúdos musicais produzidos pelas atrações tanto da TV Cultura como da Rádio Cultura Brasil, desde vídeos do Ensaio, Sr. Brasil, Viola, Minha Viola e matérias do Metrópolis, até entrevistas e reportagens radiojornalísticas sintonizadas nos 1200 kHz, como SuperTônica, TodaMúsica, Galeria e RadarCultura. A proposta é convergir a todo instante a produção dessas duas fontes.
“O portal vai imergir nos acervos audiovisual e iconográfico que a Fundação detém e, a partir dele, capturar tudo que existe sobre música nacional, catalogando e postando o que estiver dentro das nossas possibilidades”, explica Ricardo Tacioli, editor de conteúdo, que adianta que o crescimento do conteúdo será gradativo e permanente.
Mas o site não vai apenas replicar programação. Ele produzirá conteúdo original, com entrevistas, textos, vídeos e podcasts. Outra meta é o projeto de inclusão digital para deficientes visuais. Dentro de algum tempo, este público poderá navegar pelo portal como qualquer outra pessoa, com ferramentas adequadas às suas restrições.
Para facilitar a navegação, sobretudo do pesquisador, o Cultura Brasil reagrupou o conteúdo musical das duas emissoras, dividindo-os em diversas abas que compõem o menu localizado no topo da página. Em Gêneros, por exemplo, o primeiro item da lista, o internauta pode encontrar gravações da TV e da rádio que remetem a estilos musicais específicos, do instrumental ao regional.
O espaço Especiais é dedicado aos programas, gravações e séries de grande destaque, como a feita em homenagem ao saudoso Noel Rosa. Seleções musicais e histórias de figuras como Chico Buarque e Elis Regina podem ser conferidas clicando em Playlists.
21 IMPEDIMENTOS DADOS PELO MPE
O Ministério Público Eleitoral (MPE) anunciou hoje que entrou com representações, com pedido de liminar, contra 21 pré-candidatos de diferentes partidos, pela prática ilegal de propaganda antecipada. De acordo com a assessoria do MPE, todas as representações eleitorais são resultados de procedimentos administrativos, que constataram o desrespeito ao artigo 36 da lei número 9.504, de 1997, que permite a propaganda somente após o dia 5 de julho do ano da eleição. As ações têm como alvo pelo menos três pré-candidatos ao Senado - o senador Renan Calheiros (PMDB), o deputado federal Benedito de Lira (PP) e o ex-delegado da Polícia Federal José Pinto de Luna (PT).
Subscritas pelos procuradores regionais eleitorais auxiliares Niedja Kaspary, Ana Paula Carneiro e José Godoy, as representações eleitorais atingem também os pré-candidatos: Augusto Farias (PTB), Carlos Alberto Canuto (PSC), Edval Gaia (PSDB), Flávia Cavalcante (PMDB), Inácio Loiola (PSDB), Isnaldo Bulhões (PDT), João Beltrão (PRTB), Joaquim Brito (PT), José Maurício Tavares (PTB), Luiz Dantas Lima (PMDB), Marcelo Gouveia (PRB), Marcos Ferreira (PSDB), Marcos Viana (PT), Paulo Fernando dos Santos (PT), Ronaldo Medeiros (PT), Rui Palmeira (PSDB), Ronaldo Lessa (PDT) e Sérgio Toledo de Albuquerque (PDT)
Segundo argumentou o Ministério Público Eleitoral, todos os referidos pré-candidatos representados vêm utilizando peças publicitárias, em sua maioria adesivos para veículos, de formato e dimensão idênticos aos já utilizados campanhas eleitorais anteriores. "Constitui em verdadeira fraude à legislação difundir, em época proibida, o nome de eventual candidato, com o objetivo de facilitar a sua receptividade durante o período de campanha eleitoral, além de acarretar franca desvantagem aos demais concorrentes, que aguardam o período eleitoral autorizado por lei para iniciar a divulgação de suas propagandas", ressaltam os procuradores regionais eleitorais, nas representações encaminhadas à Justiça Eleitoral.
Por considerar caracterizada a existência de propaganda eleitoral antecipada de natureza subliminar, o MPE quer a concessão de medida liminar para determinar aos representados a suspensão, no prazo máximo de 48 horas, de toda e qualquer distribuição de adesivos, calendários ou qualquer material com o nome, imagem, slogan ou qualquer referência ao demandado e a sua candidatura futura, sob pena de multa diária, a ser definida pela Justiça Eleitoral. A representação do MPE foi movida com base em denúncias feitas pelo Comitê 9.840 de Maceió, que conta com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL). (AE)
Subscritas pelos procuradores regionais eleitorais auxiliares Niedja Kaspary, Ana Paula Carneiro e José Godoy, as representações eleitorais atingem também os pré-candidatos: Augusto Farias (PTB), Carlos Alberto Canuto (PSC), Edval Gaia (PSDB), Flávia Cavalcante (PMDB), Inácio Loiola (PSDB), Isnaldo Bulhões (PDT), João Beltrão (PRTB), Joaquim Brito (PT), José Maurício Tavares (PTB), Luiz Dantas Lima (PMDB), Marcelo Gouveia (PRB), Marcos Ferreira (PSDB), Marcos Viana (PT), Paulo Fernando dos Santos (PT), Ronaldo Medeiros (PT), Rui Palmeira (PSDB), Ronaldo Lessa (PDT) e Sérgio Toledo de Albuquerque (PDT)
Segundo argumentou o Ministério Público Eleitoral, todos os referidos pré-candidatos representados vêm utilizando peças publicitárias, em sua maioria adesivos para veículos, de formato e dimensão idênticos aos já utilizados campanhas eleitorais anteriores. "Constitui em verdadeira fraude à legislação difundir, em época proibida, o nome de eventual candidato, com o objetivo de facilitar a sua receptividade durante o período de campanha eleitoral, além de acarretar franca desvantagem aos demais concorrentes, que aguardam o período eleitoral autorizado por lei para iniciar a divulgação de suas propagandas", ressaltam os procuradores regionais eleitorais, nas representações encaminhadas à Justiça Eleitoral.
Por considerar caracterizada a existência de propaganda eleitoral antecipada de natureza subliminar, o MPE quer a concessão de medida liminar para determinar aos representados a suspensão, no prazo máximo de 48 horas, de toda e qualquer distribuição de adesivos, calendários ou qualquer material com o nome, imagem, slogan ou qualquer referência ao demandado e a sua candidatura futura, sob pena de multa diária, a ser definida pela Justiça Eleitoral. A representação do MPE foi movida com base em denúncias feitas pelo Comitê 9.840 de Maceió, que conta com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL). (AE)
IIIConferência Estadual do Esporte
III Conferência Estadual de Esporte vai reunir 700 pessoas de 60 municípios do Pará
Nos dias 03, 04 e 05 de maio será realizada a III Conferência Estadual do Esporte, no Auditório Benedito Nunes, Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará. A conferência tem por objetivo discutir o Plano Decenal para o Esporte e Lazer para o Brasil, aprovar uma carta de princípios e diretrizes para o esporte do Pará. Além disso os participantes vão eleger os 50 delegados (as) que o estado tem direito para a etapa nacional da III Conferência que acontecerá de 3 a 6 de junho em Brasília.
O tema da conferência é o Plano decenal do esporte e Lazer – 10 pontos em 10 anos para se projetar o Brasil entre os 10 mais.
O Plano Decenal para o Esporte e Lazer do Brasil é composto por 10 linhas estratégicas, são elas: O Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e Valorização Profissional, Esporte, Lazer e Educação, Esporte, Saúde e Qualidade de Vida, Ciência, Tecnologia, e Inovação, Esporte de alto rendimento, Futebol Esporte de Alto Rendimento, Financiamento do Esporte, Infraestrutura esportiva, e Esporte e Economia. Cada linha desta pode possuir até dez ações e, cada ação, até quatro metas.
Desta forma, o Conselho Nacional do Esporte apresenta o texto básico para ser discutido pela sociedade para que esta possa opinar sobre os pontos e prioridades para o esporte e lazer brasileiro nos próximos 10 anos.
Financiamento- Entre as propostas que devem ser aprovadas na Conferência Nacional é o financiamento para materializar as políticas públicas de desenvolvimento através da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). Nesta, 2% do orçamento da geral da união será destinado ao esporte, enquanto que do estado será descontado 1,5% e do município ½ %. Será uma forma de incentivar que a qualificação de profissionais, construção de áreas de esporte e lazer, assim como estruturar da melhor forma tudo que esteja relacionado a prática esportiva.
As Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016, a Copa do Mundo, em 2014, as, a Copa das Confederações, em 2013 e os Jogos Mundiais Militares em 2011, podem além de serem grandes eventos, deixar um importante legado para todas as áreas do esporte. Sendo este um bom momento para aproveitar esta boa herança e construir uma perspectiva positiva e democrática para esta década.
Desta forma a Secretaria de Estado Esporte e Lazer (SEEL-PA) aponta a construção da III Conferência Estadual como prioridade de sua ação neste primeiro semestre, convocando os mais diversos setores da sociedade a debater os rumos da área no Pará.
Estão confirmadas a presença do , Secretário Executivo do Ministério do Esporte, Valdemar Souza, da Governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, além do Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Leandro Schilipake. Atletas renomados do Estado do Pará que brilham também no esporte nacional como Dayse Silva, a única atleta paraense do boliche a compor a seleção Brasileira, o paraatleta Alan Fonteles, e outros.
Programação:
ABERTURA:
DIA: 3
HORÁRIO: 18H
LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (Próximo ao Prédio da Reitoria- entrada pelo pórtico 2)
CONTATO: Alan Frick (91) 91452862 E Ketno Lucas (91) 81857807
03 DE MAIO DE 2010
16:00h - início do credenciamento
18:00h - abertura da III Conferência Estadual do Esporte
20:00h – Atração Cultural
20:30h – Coquetel de Confraternização
04 DE MAIO DE 2010
9:00h – debate sobre as teses
11:00h – início da discussão sobre as linhas estratégicas e a Carta de Princípios e Diretrizes da Política Estadual do Esporte do Para
12:30h – Almoço
14:00h – reinício dos Grupos de discussão
17:30h – fim dos trabalhos dos grupos de discussão
05 DE MAIO 2010
9:00h – Plenária Final- Deliberação sobre as propostas
12:30h – Almoço
14:00h - Reinício da Plenária Final- eleição de delegados
Nos dias 03, 04 e 05 de maio será realizada a III Conferência Estadual do Esporte, no Auditório Benedito Nunes, Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará. A conferência tem por objetivo discutir o Plano Decenal para o Esporte e Lazer para o Brasil, aprovar uma carta de princípios e diretrizes para o esporte do Pará. Além disso os participantes vão eleger os 50 delegados (as) que o estado tem direito para a etapa nacional da III Conferência que acontecerá de 3 a 6 de junho em Brasília.
O tema da conferência é o Plano decenal do esporte e Lazer – 10 pontos em 10 anos para se projetar o Brasil entre os 10 mais.
O Plano Decenal para o Esporte e Lazer do Brasil é composto por 10 linhas estratégicas, são elas: O Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e Valorização Profissional, Esporte, Lazer e Educação, Esporte, Saúde e Qualidade de Vida, Ciência, Tecnologia, e Inovação, Esporte de alto rendimento, Futebol Esporte de Alto Rendimento, Financiamento do Esporte, Infraestrutura esportiva, e Esporte e Economia. Cada linha desta pode possuir até dez ações e, cada ação, até quatro metas.
Desta forma, o Conselho Nacional do Esporte apresenta o texto básico para ser discutido pela sociedade para que esta possa opinar sobre os pontos e prioridades para o esporte e lazer brasileiro nos próximos 10 anos.
Financiamento- Entre as propostas que devem ser aprovadas na Conferência Nacional é o financiamento para materializar as políticas públicas de desenvolvimento através da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). Nesta, 2% do orçamento da geral da união será destinado ao esporte, enquanto que do estado será descontado 1,5% e do município ½ %. Será uma forma de incentivar que a qualificação de profissionais, construção de áreas de esporte e lazer, assim como estruturar da melhor forma tudo que esteja relacionado a prática esportiva.
As Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016, a Copa do Mundo, em 2014, as, a Copa das Confederações, em 2013 e os Jogos Mundiais Militares em 2011, podem além de serem grandes eventos, deixar um importante legado para todas as áreas do esporte. Sendo este um bom momento para aproveitar esta boa herança e construir uma perspectiva positiva e democrática para esta década.
Desta forma a Secretaria de Estado Esporte e Lazer (SEEL-PA) aponta a construção da III Conferência Estadual como prioridade de sua ação neste primeiro semestre, convocando os mais diversos setores da sociedade a debater os rumos da área no Pará.
Estão confirmadas a presença do , Secretário Executivo do Ministério do Esporte, Valdemar Souza, da Governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, além do Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Leandro Schilipake. Atletas renomados do Estado do Pará que brilham também no esporte nacional como Dayse Silva, a única atleta paraense do boliche a compor a seleção Brasileira, o paraatleta Alan Fonteles, e outros.
Programação:
ABERTURA:
DIA: 3
HORÁRIO: 18H
LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (Próximo ao Prédio da Reitoria- entrada pelo pórtico 2)
CONTATO: Alan Frick (91) 91452862 E Ketno Lucas (91) 81857807
03 DE MAIO DE 2010
16:00h - início do credenciamento
18:00h - abertura da III Conferência Estadual do Esporte
20:00h – Atração Cultural
20:30h – Coquetel de Confraternização
04 DE MAIO DE 2010
9:00h – debate sobre as teses
11:00h – início da discussão sobre as linhas estratégicas e a Carta de Princípios e Diretrizes da Política Estadual do Esporte do Para
12:30h – Almoço
14:00h – reinício dos Grupos de discussão
17:30h – fim dos trabalhos dos grupos de discussão
05 DE MAIO 2010
9:00h – Plenária Final- Deliberação sobre as propostas
12:30h – Almoço
14:00h - Reinício da Plenária Final- eleição de delegados
Assinar:
Postagens (Atom)