quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Concurso de Bandas e Fanfarras Ananin

Irene Titãs é a grande campeã da categoria Fanfarra Simples


 Muita festa e alegria marcaram o encerramento do XIX Fest Band Ananin na noite deste domingo (24) na área externa do ginásio Abacatão. A grande campeã da noite foi a banda Irene Titãns do município de Castanhal na categoria Fanfarra Simples Tradicional. Ao longo de dois dias de evento e desfile passaram pelo palco da cultura 85 bandas, de 32 municípios, um Estado (Roraima) tendo ao todo 5 mil componentes de bandas, provando dessa forma a força do concurso no município.
 A Banda do município de Bragança, Fanmu foi contemplada pelo terceiro lugar na categoria fanfarra simples. Essa é a 11ª vez que a banda participa do evento. O título pra quem viajou durante quatro horas pra participar do festival foi comemorado como se fosse o primeiro. "O prêmio representa pra gente muita luta, trabalho e dedicação" afirmou Robson Dias, coordenador da banda.
Após a exibição da última banda de fanfarra houve ainda a escolha da garota ADENC (Associação para o desenvolvimento da música e da Cultura). 

A campeã foi a bela jovem Simone, da banda Fanmu, de Bragança. Esta é a terceira vez que a banda vence a disputa. A primeira foi no ano de 2007 com Jaqueline e a segunda em 2010 com Roselma.

Concurso é realizado pelo 1º ano como Lei Municipal - Ao final do evento agradeci a todos que se empenham para a concretização do festival, em especial ao Marco Cruz que foi o precusor e permanece até hoje mantendo o evento que só tem a abrilhantar e tornar o nosso município em uma referência em concursos de fanfarra.


Na ocasião falei também da aprovação da Lei que foi de minha autoria, mas construída pelo Marco que além de manter e preservar o evento, pois agora se encontra no calendário oficial do município, é também importante ressaltar que com a Lei, independente de quem estiver a frente da Prefeitura ou da Secretaria de cultura do município, o concurso tem a obrigação de ser realizado. A partir do ano que vem, haverá dentro do PPA (Plano Pluri Anual) uma verba exclusiva para o evento. E com isso, tanto participantes, organizadores, observadores, como o município ganham. É mais uma colaboração para a ADENC continuar à frente do concurso. A asscociação tem que continuar a frente do concurso.

Veja abaixo a opinião de pessoas sobre o concurso:

“A cada ano o festival se torna mais competitivo. As bandas passam a ter mais qualidade. O fato de ser de casa não colabora muito, e sim a apresentação da banda”.
Maestro Claudinei Farias – Banda de Fanfarra Musical Galdêncio Ramos

“A primeira vez que participei foi em 2006 e estou novamente aqui. O concurso está melhor, tanto na organização quanto na competitividade”.
Leandro Carvalho, balizador - Banda Escola Irene Titãns
“É uma emoção muito grande tocar aqui. O festival tá ótimo, esta organizado”.
Toca quadriton – Banda Fanmu

Nenhum comentário:

Postar um comentário