segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Governadora Ana Júlia inaugura em Ananindeua a quarta base da Polícia Comunitária.


Ana Júlia inaugura em Ananindeua a quarta base da Polícia Comunitária

Da Redação
Agência Pará

O secretário de Segurança Pública Geraldo Araújo anuncia compra de 370 novos rádios digitais de comunicação para a Polícia Militar

comandante geral da PM cel. Emanuel Leitão diz que base comunitária "é a ferramenta que faltava para estar junto a quem fala por aqueles que não têm voz”
David Alves/Ag Pa Clique na imagem para ampliar Ampliar imagem
Ana Júlia conclama moradores da Cidade Nova 7 e de comunidades adjacentes a darem as mãos à Polícia na busca de um mundo com mais segurança e paz

A governadora Ana Júlia entrega as chaves de uma viatura e duas motos aos militares De Oliveira e Igor, destacados para trabalhar na Base do Coqueiro

A vice-prefeita de Ananindeua, Sandra Batista diz que o governo Ana Júlia é o que mais tem feito pela parcela necessitada da população



A governadora Ana Júlia, acompanhada do secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo Araújo, líderes comunitários e moradores, inaugurou na manhã deste sábado (10), a Base Comunitária do Coqueiro, a quarta no Pará. Guamá, Terra Firme e no conjunto Tapajós, no bairro do Tapanã, já dispõem da bem-sucedida ação do governo do estado, que permite a participação popular no controle e promoção da segurança e da paz e reduz os índices de violência.

A Base Comunitária do Coqueiro, instalada na Arterial 5, ao lado do ginásio Abacatão, no bairro da Cidade Nova 7, contará com a ação especializada de 16 policiais militares, que trabalharão em ação conjunta com os 15 promotores de segurança, moradores e lideranças comunitárias do bairro, que passaram por cursos de formação e capacitação. Durante a solenidade, a governadora entregou as chaves de uma viatura e duas motos, zero quilômetro, aos militares De Oliveira e Igor, destacados para trabalhar na Base do Coqueiro.

"Não investimos apenas em novas bases comunitárias ou em delegacias para coibir a violência e criminalidade. Para termos uma segurança eficiente, é preciso investir nas pessoas, com a capacitação de policiais, a aquisição de viaturas, armamento, coletes à prova de balas e munição", destacou a governadora.

Para o comandante geral da Polícia Militar, cel. Emanuel Leitão, a implantação das bases comunitárias no Estado representam uma mudança de postura da Polícia Militar. "É uma ferramenta que a gente precisava para estar junto às escolas, aos líderes comunitários e junto a quem fala por aqueles que não têm voz. Certamente agora vamos poder prestar uma nova qualidade de trabalho que hoje chega aqui ao bairro de vocês", avaliou o comandante.

Liberdade - "A comunidade agora tem liberdade de dizer o que pensa, de como devem ser tratadas as metas e os próximos passos a serem dados", enfatizou Amélia Viana, presidente da Associação de Moradores do Mururé, agora promotora de segurança cidadã, após ter passado pelo curso de capacitação. "Muitos do que estão aqui fizeram o curso de Polícia Cidadã, e agora compreendemos o sentido do projeto, que é uma forma de como saber lidar e ajudar a polícia. Por isso, só temos a agradecer", finalizou.

Geraldo Araújo, da Segup, anunciou a compra de 370 novos rádios digitais de comunicação para a Polícia Militar, aquisição feita através de um convênio com o Ministério da Justiça. Mas o secretário fez questão de destacar que o bom uso dos recursos do governo federal renderam ao Pará um ganho que premia a boa administração. "Outros estados brasileiros compraram o equipamento ao preço médio de R$ 3.800,00, por aparelho. O estado do Pará comprou o mesmo equipamento por R$ 2.880,00. Portanto, com o saldo, iremos comprar mais aparelhos, que é uma das carências da PM", disse Geraldo Araújo. O secretário agradeceu a governadora pela sensibilidade política e humana para valorizar o servidor da segurança pública.

Mãos dadas - Ana Júlia conclamou os moradores da Cidade Nova 7, onde está a Base do Coqueiro, e a população de comunidades adjacentes, para darem as mãos à polícia na busca de um mundo com mais segurança, um mundo de paz. "Estamos melhorando a condição para o combate à violência. E temos feito isso de forma integrada com a sociedade, que tem respondido positivamente ao nosso chamado, rendendo resultados ainda mais positivos para a segurança da comunidade". A Base Comunitária atenderá além da Cidade Nova 7, moradores dos bairros Cidade Nova 4 e 8 e do Coqueiro.

Ana Júlia ainda anunciou que, em junho, mais 1.350, dos 2.200 aprovados no segundo concurso da Polícia Militar, estarão nas ruas em todo o Pará. "Só para a Região Metropolitana de Belém teremos 700 e, destes, mais de cem serão destacados para trabalhar em Ananindeua", assegurou.

A vice-prefeita de Ananindeua, Sandra Batista, assinalou que o governo Ana Júlia é o que mais tem feito ações concretas para a parcela mais necessitada da população, atendendo às demandas mais críticas. "Nunca se viu uma governadora tão próxima do povo como é a governadora Ana Júlia e Ananindeua tem muito a agradecer", disse Sandra Batista. "Temos três infocentros, seis estações de tratamento de água pelo PAC, reforma de escolas e agora essas bases da polícia comunitária", contabilizou a vice-prefeita. Sandra Batista ressalta que a Base Comunitária será referência de diálogo entre a sociedade e a Polícia Militar.

Novas Bases - Os moradores dos bairros de Águas Lindas e do Icuí acompanharam a inauguração da Base Comunitária do Coqueiro e comemoraram o anúncio da governadora Ana Júlia, que assegurou a construção e implantação da Base Comunitária nesses dois bairros. "É uma glória, é uma bênção", festejou o sr. Carlos Silva, de 67 anos, morador do bairro o Icuí.

Renata Biondi

Nenhum comentário:

Postar um comentário