terça-feira, 30 de agosto de 2011

Parfor abre cursos para professores paraenses






Rede pública

Plano espera atender mais de 40 mil docentes em várias especializações
Professores de educação básica da rede pública têm até o dia 10 de setembro para fazer a pré-inscrição no Plano Nacional de Formação de Docentes (Parfor), que pretende formar mais de 40 mil docentes em todo o Estado. As inscrições devem ser feitas através da Plataforma Freire (freire.mec.gov.br), onde o professor se cadastra e faz a opção de curso disponível na região. Nesta etapa, com início em julho do ano que vem, a Universidade Federal do Pará (UFPA), responsável pela oferta, vai oferecer nove turmas dos cursos de licenciatura em ciências biológicas, educação física, matemática, pedagogia e licenciatura interdisciplinar em ciências, matemática e linguagens. Serão 360 novas vagas distribuídas nos municípios de Abaetetuba, Acará, Belém, Itaituba, Mãe do Rio, Tucuruí e São Caetano de Odivelas.
De acordo com a UFPA, a pré-inscrição é necessária para a escolha do curso pretendido pelo professor. Após essa primeira etapa, a Universidade realizará a validação/homologação das inscrições pelas secretarias municipais de educação. A última etapa é o processo de composição de turmas pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e a Secretaria de Educação no Estado (Seduc).
É importante que as secretarias de educação fiquem atentas ao período de validação das inscrições dos professores, que vai de 11 de setembro a 8 de outubro deste ano, já que os professores só podem participar da próxima etapa da seleção com a autorização das secretarias. Como não há processo seletivo, é necessário que os professores estejam no exercício da docência e dentro dos critérios de seleção. A maioria dos cursos tem duração de quatro anos e acontece no período em que os professores estão em recesso de suas atividades na escola, durante os meses de janeiro e julho. Ao final das atividades os docentes recebem diploma de curso superior.
AÇÃO
O Parfor é resultado de uma ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. "O Parfor tem o objetivo de formar professores que não têm formação adequada, seja ministrando aulas de disciplina diferente da sua formação ou mesmo não tendo o diploma de graduação", explicou Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor na UFPA.
Este ano, o Parfor/UFPA está presente em 42 polos (municípios) no Pará. O Plano possui 183 turmas e tem 6.495 professores-alunos matriculados no Estado. A Universidade oferece 21 cursos no Parfor, entre eles artes visuais, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa, matemática, pedagogia, química e sociologia. A relação completa dos cursos e maiores informações sobre o Parfor podem ser obtidas no site www.ufpa.br/parfor.

fonte: http://www.orm.com.br/oliberal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário