terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mercado exige domínio da linguagem de sinais


Uepa oferta graduação em Libras nos processos seletivos de 2012


Ize Sena
Especial para O LIBERAL

O tempo em que aprender a língua materna e uma estrangeira, geralmente a inglesa, era a única exigência para um profissional ser bem colocado no mercado de trabalho pode estar com os dias contados. A ordem agora é dominar outras formas de comunicação, que vão além das tradicionais aprendidas em cursos especializados. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma das maneiras de promover a comunicação inclusiva e aumentar as chances de um currículo bem qualificado.
Focada na necessidade de multiplicar o número de pessoas que dominam a técnica, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) é uma das poucas instituições de ensino superior que oferta o curso de graduação em Letras, com habilitação em Libras, na modalidade presencial. A opção é uma das novidades dos Processos Seletivos 2012 da Universidade, que está com inscrições abertas, tanto para candidatos surdos quanto ouvintes, até o próximo dia 8, pelo www.uepa.br. O objetivo do curso é formar profissionais para atuar no ensino da linguagem de sinais.
Josiane Carvalho, 25 anos, é uma das jovens que pretende alcançar uma das 40 vagas ofertadas pela Uepa. Com deficiência auditiva, Josiane vê no curso de Libras a possibilidade de envolver os surdos em atividades artísticas. O incentivo veio de uma professora da estudante, ainda no Ensino Médio.

fonte: http://www.orm.com.br/oliberal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário