sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ministra da Cultura Ana de Holanda reune com funcionários pela primeira vez



Primeira reunião com servidores

Ministra Ana de Hollanda manifestou desejo de uma gestão com diálogo e colaboração da equipe

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, reuniu-se no dia 12 de janeiro, pela primeira vez, com funcionários e servidores do Sistema MinC, no auditório do Teatro Plínio Marcos, no Complexo Cultural Funarte, em Brasília. Foi um encontro de apresentações e tomada de conhecimento das reivindicações do quadro funcional da Casa. A ministra saudou a todos e manifestou o desejo de realizar uma gestão com diálogo e colaboração de sua equipe.

Aproveitou a ocasião para fazer a apresentação do novo secretário Executivo do Ministério da Cultura (MinC), Vitor Ortiz, que dividiu a mesa de debate com ela. O secretário, ex-funcionário da Funarte, foi o primeiro nome da nova administração a ser oficialmente confirmado.



Ela disse que os demais quadros de direção ainda estão sendo estudados e que pretende montar uma equipe que reforce o entrosamento entre as secretarias e fundações do Sistema MinC. Recebeu das mãos do presidente da Associação dos Servidores do Ministério da Cultura (AsMinC), Sérgio Pinto, uma carta contendo as principais reivindicações dos funcionários. O documento solicita, entre outras coisas, a criação do Plano de Carreira dos Servidores da Cultura e a regulamentação da Gratificação de Titulação, itens negociados com o governo federal durante o acordo salarial de 2007 e ainda não atendidos.

A melhoria dos salários e a participação dos servidores da Casa nos processos decisórios foram outras reivindicações apresentadas pelos demais representantes das associações de servidores do Sistema MinC. A servidora Zulmira Poppe, presidente da Associação de Funcionários do Iphan (Asphan), pediu a isonomia dos salários da Cultura aos pagos pela Casa de Rui Barbosa, instituição vinculada ao MinC.

Sua reivindicação foi reforçada pela servidora da Funarte e representante da Secretaria de Educação e Cultura da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), Júlia Guedes. Ela disse que, em função dos baixos salários pagos no Ministério da Cultura, é grande a evasão dos novos servidores para outros órgãos públicos.

Ana de Hollanda concordou com a necessidade de melhorar os vencimentos, dizendo que conhece muito bem a situação salarial da pasta, pois já trabalhou na Funarte. Ela disse que os salários pagos na área estão abaixo da média paga nos demais ministérios. Disse que irá encaminhar a reivindicação à ministra do Planejamento Orçamento e Gestão, Míriam Belchior. “Preciso de funcionários satisfeitos, para a realização de um trabalho eficiente”, comentou.

O novo secretário Executivo, Vitor Ortiz, respondendo a um questionamento da plateia sobre recursos para a capacitação dos servidores, disse que a qualificação da gestão é um dos grandes desafios da nova administração do MinC. O item atende especificamente a um pedido feito pela presidenta Dilma Rousseff à ministra Ana de Hollanda, sobre a necessidade do Ministério da Cultura apresentar qualificação e eficiência em todos os seus programas..



Fonte: (Texto: Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)
(Fotos: Pedro França, Comunicação Social/MinC)
(Edição de imagem: Ygor Bernardes e Marina Ofugi)
Categoria: Notícias do MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário