sábado, 25 de fevereiro de 2012

80 anos do Voto Feminino no Brasil

O Brasil comemora nesta sexta-feira - 24 de fevereiro -, os 80 anos do direito ao voto feminino. As mulheres passaram a ter o direito de votar nas eleições nacionais a partir de 24 de fevereiro de 1932, no governo de Getúlio Vargas. A Constituição de 1934 confirmou o direito, que só ficou definitivamente livre de qualquer restrição em 1965. A Constituição de 1988 estendeu o direito às mulheres analfabetas, para quem o voto é facultativo.
Somos cientes de que, o voto feminino foi uma conquista, “fruto do sofrimento e da discriminação sofrida pelas pioneiras neste processo, como Carlota de Queiróz, primeira deputada eleita no Brasil, em 1934”. De qualquer maneira, para nós mulheres, “foi um primeiro passo, um avanço”.
Podemos ver que, nestes 80 anos o número de mulheres na política cresceu, mas ainda é baixa a representatividade.
Aumentar essa participação, em minha avaliação, depende de algumas mudanças que deveriam ser defendidas principalmente pela bancada feminina. Uma delas seria uma maior presença do Estado na educação dos filhos, por meio de creches para crianças pequenas. Essa medida facilitaria a inserção das mulheres no mercado de trabalho e na política
“No Brasil, 52% do eleitorado é composto por mulheres, mas a participação feminina nos partidos ainda é muito pequena”.É preciso haver maior participação das mulheres na política. “Democracia é a participação do povo Em minha opinião, ainda há muito a conquistar, lembrando que já nas eleições deste ano os partidos deverão completar a lista de candidatos com 30% de mulheres. “Em 2012, com a mini-reforma partidária, os partidos terão a obrigatoriedade de ter 30% de mulheres nas cotas. Até a última eleição poderia deixar em branco. É mais um avanço”, conquistado por nós mulheres.
“Há muita discriminação da mulher dentro dos partidos, na Mesa Diretora. Eu defendo uma disputa igual entre homens e mulheres na política, até com percentuais iguais de participação.”
avanços recentes –
como a eleição da presidente Dilma Rousseff e da Ana Julia como primeira mulher a governar o estado do Pará –, mas ainda assim há o baixo número de mulheres no Parlamento. Atualmente, dos 513 deputados em exercício, apenas 46 são mulheres.
“Passou muito tempo, quase 80 anos, para que conseguíssemos, apenas em 2010, eleger a primeira presidente da República. Somos sub-representadas no Congresso, nos sindicatos e nos partidos políticos”, essa é a verdade!
A Emenda à Constituição (PEC) 590/06, que reserva uma vaga nas mesas diretoras da Câmara e do Senado e nas comissões do Congresso para mulheres. A PEC aguarda análise do Plenário.
Em minha opinião, a sub-representação política das mulheres repercute em áreas como saúde, trabalho e educação.

História do voto feminino:
Há exatamente 80 anos, no dia 24 de fevereiro de 1932, a mulher brasileira obteve o direito de votar nas eleições nacionais. Naquele primeiro momento, a conquista, apesar de muito importante, era parcial, uma vez que o Código Eleitoral Provisório permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar. As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas doze anos depois, com o Código Eleitoral de 1934. Mesmo assim, a iniciativa de exercer o direito de votar era facultativa às mulheres, sendo obrigatório apenas o voto masculino. E somente em 1946 o voto feminino, sem restrições, passou a ser obrigatório no Brasil.
No Rio Grande do Norte o direito ao voto feminino começou mais cedo, em 1927, e o RN foi o primeiro estado do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições. Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães (de Mossoró/RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. Além de ter tido a primeira mulher eleitora, o RN teve a primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo no Brasil, Alzira Soriano foi eleita prefeita do município de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PT E A FORMA DE ESCOLHA DE NOSS@ CANDIDAT@ 2012

Companheir@s, leitores do blog http://www.vereadorpedrosoares13.blogspot.com/ e das redes sociais em geral, Militantes do PT, da minha tendência PT pra Valer, do setorial de cultura do PT PARÁ, aos meus irmãos da Igreja e meus familiares que sempre estiveram lado a lado comigo nesta caminhada.
SOU Maranhense de nascimento, porém Cidadão de Ananindeua por Escolha por Paixão e por Gratidão a esta Cidade, onde em 1994 fui acolhido,  padeiro de profissão, pai do Mateus, Marcos e da Beatriz, ESTOU vereador de Ananindeua, presidente da comissão de cultura esporte e lazer, secretário da comissão de redação final & membro da comissão de educação, onde 09 projetos de lei de minha autoria estão em tramitação, destacando o Portal da Transparência Ananin aprovado na CCJ por unanimidade. ANTES fui assessor da Pastoral da juventude, ministro da Palavra e Eucaristia, assessor do banco do povo de Belém. ESTIVE na Secretária de Cultura e Turismo da PREFEITURA DE ANANINDEUA onde criamos a FUMCAN, regionalizamos as atrações do Forronindeua, implantamos o subsídio financeiro com entrega pública, criamos o Festival Folclórico Ananin, que este ano terá sua Sétima edição e é considerado um dos maiores do estado em premiação,  criamos também os pólos Culturais, como vereador criei também a lei que regulamenta o festival intermunicipal de bandas e fanfarras do municipio assim como, as leis que criam o fundo e o conselho de cultura,  NO PT nos ultimos 12 anos fui Sec. movimento social, tesoureiro, vice e presidente. HOJE estou secretário de cultura do PT-PARÁ e lider da Bancada na direção municipal. FUI candidato em 2000, 2004 e 2008 sendo eleito na última. Participei junto com Beto Ribeiro da decisão de trazer para Ananindeua em 2000 o companheiro LUIZ ARAUJO. Participamos também da Construção da candidatura de LUIS FREITAS E JEFERSON DUARTE em 2004, como presidente ampliei de 900 para 3.533 filiados, o maior crescimento da  máquina partidaria no município. Votei contra a indicação do companheiro FILIPPE BASTOS para assumir uma secretária em nome do PT ANANIN no Gov. Helder,  Fiz a defesa de Aliança com o PMDB já no 1º turno em 2008 e fiz a defesa com votos no encontro. Fizemos a filiação, a transferência e a defesa de SANDRA BATISTA para representar o PT na Aliança com o PMDB. assinei junto com a executiva municipal, o documento esclarendo que o panfleto produzido por militantes durante as comemorações do aniversário do partido não era e nem é oficial deste. Em todos os momentos da minha História politica, nunca deixei de tomar um lado, nem sempre acertei,  mas sempre tomei posição, desta vez, já participei da mais importante decisão a ser tomada , TEREMOS CANDIDATO PRÓPRIO MAJORITÁRIO EM 2012,

A forma de escolha:
  • Com prévias: teremo plenárias nos bairros, por setores de filiados, com a juventude, com as mulheres e com todos os filiados deste partido  após um AMPLO DEBATE, os filiados votarão nos pré-candidatos.
  •   Com encontro: teremo plenárias nos bairros, por setores de filiados, com a juventude, com as mulheres e com todos os filiados deste partido  após um AMPLO DEBATE, os filiados votarão nas chapas de delegados que escolherão os pré-candidatos.
  • DECISÃO FINAL, em qualquer dos dois cenários a decisão será por voto direto dos filiados, portanto!


  • SINCERAMENTE senhor@s,  não vejo como principal a DIFERENÇA na forma de escolha de noss@ candidat@, ainda não tomei uma decisão VERDADE, pela 1ª vêz em muito tempo não estou na disputa e aos que estão ansiosos com minha tomada de decisão quero informar,  Vou reunir as 19:horas com a coordenação política de nosso mandato e após ouvir a todos, então iremos dar o encaminhamento que julgarmos a ferramenta mais adequada para a missão da qual estou na frente de batalha como soldado deste partido GARANTIR A NOSSA AMPLIAÇÃO NO PARLAMENTO ANANIN!
PARTIDO, PARTIDO É DOS TRABALHADORES & sem patrão....

mensagem de Pedro Soares á quem possa interessar!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

♥ Metade de Mim

Detect language » Portuguese